- Área: 220 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Jonathan Maloney
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa cidade com as mais altas tarifas por metro quadrado de propriedades majoritariamente decepcionantes, as remodelações industriais são uma opção amigável ao orçamento e popular para aqueles que buscam espaços mais singulares, com pé-direitos maiores e áreas mais generosas.
"O Loft da Arte" em Chai Wan é nosso segundo loft em Hong Kong. Apesar de estarem em diferentes zonas - ambas são distritos industriais - os dois projetos possuem a intenção de gerar melhores espaços que os disponíveis no bairros residenciais da cidade.
O proprietário do Loft Chai Wan é um colecionador de arte. Como tal, seu desejo é mostrar sua arte e coleção de livros ao mesmo tempo que entretêm seus convidados, num ambiente espaçoso e confortável, com vistas para a cidade.
Uma planta pragmática utiliza uma parede divisória de concreto para separar as áreas de estar e dormitório, a parede é deixada sob o teto, permitindo que ventilação e luz sejam compartilhadas entre os espaços, mantendo a privacidade.
Elementos de abertura e fechamento são utilizados para ocultar e revelar espaços. A cozinha pode ser aberta ou fechada por grandes divisórias móveis, criando uma área pública dinâmica, enquanto o dormitório possui uma cortina para ocultar e revelar o armário, mudando drasticamente o caráter de seu espaço, sem sacrificar o espaço para qualquer um dos dois.
Foi dado um foco geral no contexto industrial para manter a qualidade do espaço remodelado; vigas e colunas revelam o concreto estrutural, tubos e instalações expostas mostram o sentido de urgência e talvez a temporalidade da ocupação do espaço.